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quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Quinto Trabalho: Virtualização de um Ambiente e Cibercidades

1. Relacionar, na medida do possível, os princípios do hipertexto com a web.
Ao fazer a relação dos princípios do hipertexto com a web é possível perceber o seguinte:
A metamorfose está presente na web, devido a sua rápida e constante mudança. É possível criar páginas e no instante seguinte deletá-las. A informação acontece de forma muito dinâmica e em constante modificação.
Na web é possível encontrar diversas coisas, de diferentes modelos e conteúdos, sendo a heterogeneidade muito presente neste meio também. A presença de fotos, imagens, sons e vídes é muito grande em seu conteúdo, tendo todos eles um ponto (nó) em comum.
Ao se realizar uma análise da web, com toda sua forma e contéudo, poderá se perceber que multiplicidade e encaixe de escalas é sempre a mesma. Mesmo que essa análise seja feita somente em um pedaço ou em seu todo.
A exterioridade na web, assim como no hipertexto, está sempre aberta para o acréscimo de novas informações. A web possibilita o acréscimo de páginas, de links, enfim, de informações em geral a todo o instante.
No que se refere à mobilidade dos centros, é também possível perceber sua característica na web, visto que periodicamente um site é mais popular e mais acessado que outros. Sendo essa mobilidade constante, nunca permanente em um único site, e sim mudando sempre seu centro. A exemplificação é perceptível que, referente à comunicação digital, algum tempo atrás o centro de interesse era o mIRC, atualmente esse centro se modificou, sendo o MSN.
Tanto a web quanto o hipertexto apresentam estrutura de rede, sendo sua topologia a mesma, visto que os nós e as conexões estão sempre interligados um com os outros, gerando uma rede constantemente conectada.

2.
Virtualizar, a
té o final da aula, um ambiente concreto. Explicar como se fez.
O ambiente po
r mim escolhido foi o ambiente aquático de minhas tartarugas.
Eu sempre gostei de tartarugas, no entanto somente ano passado que fui ter uma, ou melhor, duas.
O ambiente em que elas vivem é um aquário relativamente grande, em comparação ao tamanho delas. Elas medem aproximadamente 20cm e o aquário tem um pouco mais de 50cm.
O que poderia se feito para virtualizar e manter virtualizado o ambiente delas, seria a criação de um blog ou um fotolog com fotos e "histórias" sobre elas.

3. O que é uma cibercidade? Encontre um exemplo e relacione com o uso do ciberespaço.
Cibercidades são construções digitais de cidades reais. São cidades transportadas do real para o virtual. Essas cidades relacionam-se com o ciberespaço pelo fato de estarem presentes em seu meio, é através dele que elas podem existir, pois sem o ciberespaço não haveria lugar para sua construção. Um exemplo de cibercidades é o programa Google Earth. Através dele é possível ver cidades de praticamente todo o mundo. Utilizando-se de imagens via satélite, o programa disponibiliza uma visualização real do lugar, podendo ver as ruas, as casas, sendo essas vistas até mesmo com detalhes.

4. Você concorda que o ciberespaço constitui territórios simbólicos? Explique e exemplifique.
Através do ciberespaço é possível que se construam territórios virtuais, ou seja, abstratos. Esses territórios geram uma grande construção de símbolos, os quais os usuários conectados com esse meio tem contato direto com eles. Um exemplo desses territórios simbólicos é o orkut. Esse território é, como dito anteriormente, abstrato, as ações que acontecem nele não são palpáveis, são, portanto, simbólicas. As ações feitas por seus usuários, como mandar recados, convidar para serem seus amigos, não são efetivamente reais, pois, por exemplo, um amigo seu no orkut não necessariamente é seu amigo na vida real e vice-versa. Outro exemplo que comprova esse simbolismo é o fato de convidar pessoas para serem suas amigas. Na vida real esse ato não é realizado, nós somente somos amigos um dos outros, não precisando mandar um convite ou algo parecido para que isso aconteça. No entanto no orkut, para podermos nos tornar amigo de uma pessoa devemos convidá-las, sendo esse ato algo simbólico.

Quarto Trabalho: Hipertextos e Blogs

1. Encontrar exemplos e explicar:

a. Características do Hipertexto:

O hipertexto possui as seguintes características: não-linearidade ou multilinearidade; modularidade; e estrutura de rede.

No site da banda Hiléia, é possível perceber a multilenearidade, visto que ao entrar na página da banda o usuário pode escolher quais informações disponíveis para acesso ele quer ver primeiro, escolhendo, portanto, o caminho a ser seguido. É dado a ele a opção de não somente ver a página principal com as informações nela contida, mas sim ter acesso à informações sobre os integrantes da banda, músicas, fotos... sendo essa visualização e escolha feita pelo usuário na ordem desejada.

Ao se ter acesso ao site de informações da Globo, o G1, é encontrado a modulariedade. Essa característica esta presente ao se ter acesso a uma notícia e logo seguida, abaixo dela, ter outras falando um pouco mais sobre o assunto ou indicando outros assuntos também interessantes. Essas "sugestões" podem ser caracterizadas como modulares, pois é possibilitado ao usuário leitor poder moldar e ir construindo seu conhecimento e adquirir informação sobre aquele assunto ou assuntos relacionados de uma maneira abrangente.

A estrutura de rede é facilmente percebida, por exemplo, ao se analisar o blog da Dani. Esse blog está inserido em um meio que abrange assuntos relacionados à disciplina de Comunicação e Multimídia, havendo em seu interior links que direcionam para blogs de amigos, como o do Diego, o do Jandré, também sobre esse assunto. Havendo, portanto, uma relação entre esses sites.

b. Tipos de Hipertexto:
O hipertexto se divide em dois tipos: exploratório e construtivo.

O site de notícias Yahoo! apresenta a característica de um hipertexto exploratório. No site é possível apenas ler as notícias, não havendo uma interação ou mudança no conteúdo apresentado. Ao entrar no site é somente viável ao usuário clicar sobre a notícia desejada e fazer a leitura de sua informação.

Já o site de fotos Flickr apresenta o hipertexto construtivo. Entrando em uma página de fotos publicada, por exemplo a página do Jandré, a possibilidade de construir e interagir com o apresentado é grande, visto que é possível comentar em suas fotos, falando o que achou, criticando ou elogiando, sendo esse comentário visível para as outras pessoas que vierem a entrar no site.


c.
Tipos de Links:
Os links podem ser classificados como: associativos e estrutural.

Ao se realizar uma pesquisa no site Wikipedia, sobre qualquer assunto, é lançado ao usuário uma página com as informações desejadas. No entanto, é apresentado também links em palavras específicas que ao clicar é direcionado instantaneamente para página escolhida. Esse tipo de encaminhamento pode ser considerado com um link associativo, pois é mostrado diretamente ao usuário, ao clicar no link, uma página específica sobre assunto. Página essa que pode ser somente lida.

O modelo estrutural é encontrado em, por exemplo, sites de letras de música. No site Letras.mus.br para se encontrar um música de um artista em especial, uma das maneiras de se fazer a pesquisa, é clicar em um menu superior da página com as letras do alfabeto, após a escolha irá aparecer diversos links com os nomes das bandas encontradas. Por exemplo, se eu clicar na letra H, irá aparecer uma grande quantidade de bandas que começam com essa letra, cabendo a mim escolher qual delas clicar para encontrar as letras de músicas desejadas.

2. Analisar a ficção hipertextual encontrada na gincana.
A ficção hipertextual analisada: site da Wikipedia sobre o Harry Potter

a. Ela é multilinear ou não-linear? Explique.
O texto sobre o Harry Potter acredito ser multilenear, pois é possível somente ir escolhendo caminhos e não criando novos. Ao decorrer da leitura é possível ir clicando em links sobre assuntos específicos da matéria, afim de aprimorar o conhecimento sobre o assunto ou simplesmente esclarecer alguma dúvida pendente. Portanto, não cabe ao leitor criar um caminho, mas sim escolher qual melhor lhe agrada para poder ter uma melhor leitura e compreensão do assunto.

b. Ela altera o modo através do qual a leitura acontece? Explique.
Sim, com certeza ela altera o modo de leitura. As informações obtidas após a leitura do texto e de seus links dá ao leitor um conhecimento muito maior do que somente lido o texto separadamente. É dado ao leitor a aportunidade de sanar suas dúvidas ao decorrer da leitura do texto, facilitando a compreensão geral do exposto.

3. Weblogs são exemplos de escrita coletiva? Explique.
Os weblogs podem ser considerados como sendo de escrita coletiva somente quando são feitos por um grupo de pessoas. Nessa situação as postagens são feitas em conjunto, havendo uma interação e uma coletividade na produção do texto final. Um exemplo de blog coletivo é o Arroz com Pus, um blog de crítica cinematográfica, feito por 7 pessoas, que publicam sua opinião e o resumo de filmes.
Caso contrário, não havendo essa parceria para construção do texto publicado em si, pode-se dizer então que a escrita não é coletiva. A interferência e mudança do conteúdo não acontece de forma interativa, é possível somente, nesse caso, fazer comentários sobre o conteúdo publicado.

4. Fotologs são exemplos de virtualização? Explique.
Os fotologs são exemplos de virtualização, pois eles permitem que seja criado ou simplesmente transferido para o Internet um ambiente que só existia no "mundo real". Nos fotologs geralmente são postadas fotos de pessoas em ocasiões especiais, por exemplo, em festas, aniversários, viajens ou somente de sua imagem própria, em diferentes posições. Essa divulgação e mostra pela internet caracteriza uma virtualização, pois está passando de um ambiente real para um virtual.

5. Texto Coletivo (em trios) - Acessar o site http://www.co-link.org- Criar um texto coletivo (com a participação do grupo). - Tarefa não resolvida, pois o site está em manutenção.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Terceiro Trabalho: Jogos de Lógica

1. Resolva o jogo Grow no site da Eyesmaze. Explique qual é a lógica por trás do jogo. Identifique quais características das novas tecnologias de comunicação e informação estão presentes no joguinho e como elas influenciam a resolução do enigma.
Para poder se resolver o jogo Grow é necessário que todas as "personagens" consigam evoluir e cheguem a seu nível máximo, a fim de poderem construir, no final, um objeto completo.
Foram necessárias diversas tentativas para que fosse possível entender por completo a lógica do jogo, visto que é necessário saber como os objetos se comportam em seus diversos níveis de evolução, para que se consiga então poder juntá-los, para que não haja nenhum problema ou "desentendimento" entre eles.
Relacionando o jogo com as características das novas tecnologias de comunicação e informação pode-se chegar as seguintes conclusões:
A interatividade é, praticamente, a base para o desenvolver do jogo, visto que é necessário que o usuário interaja com os elementos, clicando sobre os objetos e construindo uma seqüência. No entanto, essa interação se dá, segundo Primo, de uma maneira reativa, pois a resposta que o objeto lhe dá é somente uma reação pré-determinada, havendo um limite de possibilidades que podem ser oferecidas.
Um dos fatores também elementares do jogo, é a hipertextualidade. Conforme a inserção de um objeto no contexto do outro, eles vão apresentando diferentes níveis de evolução, sendo alguns prejudiciais e dificultando o avanço de outros. No entanto, se colocados em ordem correta, haverá uma interação positiva e construtiva entre eles.
A ubiqüidade é percebida no momento em que analisamos não somente o jogo em si, mas sim como integrante de uma rede, na qual pode ser acessada em qualquer lugar que se possua Internet.
Ao finalizarmos o jogo e vermos a união das peças, percebemos que todas elas apresentam uma inter-relação, assim como a estrutura de rede.
Essas características apresentam grande influência na resolução do jogo. Por exemplo, no meu caso, não foi possível terminar o jogo no período da aula, então, ao chegar em casa, entrei novamente no site e continuei a jogar [ubiqüidade]. Outro fator importante é a percepção da lógica do jogo, pois é somente a partir daí que se pode continuar a resolver o enigma. [hipertextualidade, estrutura de rede]

2. Os fotologs são algumas das ferramentas mais utilizadas da Internet. Por conta disso, são usados, não apenas por pessoas comuns, mas também por celebridades. Encontre pelo menos dois exemplos desses fotologs utilizados por celebridades. Fotologs podem ser considerados modos de "construir uma identidade", dentro do que você estudou sobre "Pós-modernidade"?
Os fotologs, atualmente, são muito utilizados por todos os tipos de pessoas. Com diversos intuitos de promover assuntos das mais diferentes catogorias, seus usuários utilizam-se de sua tecnologia para divulgarem fotos de seus interesses.
Seus usuários não são, como se pode pensar, somente pessoas comuns, divulgando sua vida cotidiana. Encontra-se também celebridades que utilizam-se desse novo meio para fazer uma maior divulgação de seus trabalhos. Encontrei alguns fotologs que ilustram com perfeição essa afirmação, o da banda pelotense Freak Brotherz e um de um estúdio de tatuagem - TattooJah.
Baseado em ideais pós-modernos, pode-se dizer que o fotolog ajuda sim a construir uma identidade, pois através dele as pessoas podem divulgar qualquer imagem suas. Imagem essa que ou nem sempre corresponde ao real sendo uma criação ou a idealização do que nós gostaríamos de ser, ou é uma fragmentação dos tantos papéis que são desempenhados por nós na sociedade. Podendo então ajudar a construir uma nova identidade ou moldar uma já existente.

3. Encontre uma ficção hipertextual. Analise como o hipertexto modifica os modos de leitura, a partir do seu exemplo, em relação à leitura tradicional dos livros impressos.
Pode-se dizer que ficção hipertextual são notas de rodapé melhoradas. Essas notas serão acessadas somente por vontade do leitor, para maior esclarecimento sobre um determinado assunto ou personagem.
Em livros impressos a leitura tem como característica a linearidade. Já na Internet pode-se realizar uma leitura mais dinâmica, não-linear, através dos hipertextos, podendo consultar em qualquer parte da história mais informações sobre, como dito anteriormente, um assunto ou personagem, a fim de gerar um maior esclarecimento e uma recordação de fatos.
Um exemplo de ficção hipertextual é uma pesquisa no site na Wikipedia sobre o Harry Potter. Ao fazer a pesquisa o site gera uma página com informações completas sobre a história do Harry Potter, falando sobre seu enredo, personagens, os livros, os filmes, os atores, a autora, etc. Ao realizar a leitura do texto e conforme vão sendo citados os nomes dos personagens ou lugares vão aparecendo também links, que encaminham o leitor para uma nova página sobre aquele assunto, disponibilizando ao leitor um conhecimento completo sobre todos os elementos que cercam a história.
No entanto, os hipertextos se por um lado facilitam e dinamizam a leitura, por outro acarretam uma dispersão no texto, pois o leitor pode acabar se envolvendo em links e perder o foco principal da leitura.

4. O jogo Canibais x Padres é um dos mais populares enigmas de lógica conhecidos. O objetivo é passar todos os padres e canibais para o outro lado do rio, sendo que:
a. Na canoa cabem 2 pessoas.
b. Cada vez que os canibais ficam em maior número que os padres, eles os atacam e "almoçam".
Resolva o jogo. Que tipo de interação, de acordo com a classificação de Primo, pode ser percebida no jogo?

A interação percebida no jogo é a reativa, visto que as opções apresentadas são pré-programadas, o que pode ser feito é somente aquilo que está escrito nas regras, não há uma negociação ou uma mudança de comportamento dos personagens. É necessário uma adaptação às regras para que se consiga finalizar o jogo, não adianta xingar o padre por ele não poder fazer nada para deter os canibais, nada vai acontecer, ele vai continuar não podendo ficar em menor número e ponto final.

5. "Don't Look Back" é o nome de um famoso episódio de uma nova série de TV de sucesso nos EUA e que inicia a ser apresentada no Brasil. Descubra o nome da série, o assunto e o nome de, pelo menos, dois personagens. Discuta como a "convergência" aparece no exemplo acima.

Série: Heroes
Episódio: Don't Look Back - Segundo Episódio da Primeira Temporada
Assunto do episódio: O Policial Matt Parkman é o único a escutar o choro de uma criança escondida dentro de casa na cena do crime lotada de gente. Além disso, o heroísmo de Claire ganha visibilidade não desejada pela garota. Hiro encontra uma revista de quadrinhos misteriosa.
Alguns personagens: Hiro Nakamura (Masi Oka) é um trabalhador do Japão que tem a habilidade de manipular o tempo-espaço, parando o tempo ou se teletransportando para o passado ou futuro.
Claire Bennet (Hayden Panettiere) é uma líder de torcida que mora em Odessa, Texas, e tem o poder de se regenerar rapidamente.
Isaac Mendez (Santiago Cabrera) é um artista ex-viciado em heroína que mora em Nova Iorque. Ele só conseguia pintar o futuro enquanto estava sob o efeito de drogas, porém, após incentivo e algum auxílio, ele aprendeu a controlar seu poder e utilizá-lo sem que seja necessário drogar-se.
D.L. Hawkins (Leonard Roberts) tem o poder de atravessar objetos sólidos, incluindo as pessoas e também pode carregar consigo elas durante sua travessia. É um presidiário fugitivo por um crime que não cometeu, e só quer que suas acusações sejam retiradas e possa viver em paz com seu filho e sua esposa.

Alguns programas, além de terem sua apresentação televisiva, possuem também uma forte vinculação na Internet. A utilização desse meio alternativo tem sido muito presente na maioria desses programas, visto que é possível em alguns casos [como o da série citada] ver os episódios online ou, até mesmo, fazer o download. Essa interação gera uma maior divulgação da série, acarretando um aumento no público receptor. Além da visualização dos episódios, é também possível que se ache vários outros conteúdos extras. No site oficial da série pode ser encontrado, entre outras coisas, papéis-de-parede, jogos, chats com os atores e produtores da série, o box com os DVDs à venda, promoções e divulgações.
Outra influência muito marcante da Internet nessa questão é a grande interação entre os telespectadores. Eles através desse meio podem se comunicar com outros fãs. Em fóruns específicos, por exemplo, os usuários podem trocar idéias e discutir possíveis soluções para os episódios apresentados, assim como, criticar episódios e até mesmo criar outras histórias ficctícias baseadas na série [fanfics].
Essa interação não se dá somente entre os telespectadores. Atualmente é possível que estes consigam, até mesmo, interferirem no andamento da série, passando de receptores meramente passivos, os quais vêem a série e aceitam tudo como lhes foi dito, para um receptor, efetivamente, ativo na construção do programa. Um exemplo dessa influência também encontra-se no site oficial, sendo uma espécie de promoção, no qual os fãs divulgam suas teorias sobre o andamento da série, defendendo como deveria prosseguir a aventura e o destino das personagens. Essas teorias, como mesmo diz no site, vão servir para ajudar o criador a melhor desenvolver o enredo, levendo em consideração a opinião dos telespectadores.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Segundo Trabalho: a Internet e a Pós-Modernidade

Perguntas:
1. A Internet pode ser considerada um meio de comunicação? Explique.
A Internet, com certeza, pode ser considerada um meio de comunicação, visto que ela, em primeira instância, proporciona interação e troca de informação entre seus usuários. Além disso, é a partir dela que muitas pessoas atualmente se mantém atualizadas sobre o que acontece em sua cidade, região e até mesmo o mundo, sendo essa transmissão feita em tempo real, facilitando, por completo, a comunicação.
Em acréscimo a isso, além de possibilitar maior rapidez e facilidade no processo comunicativo, esse meio é capaz de aliar a interatividade, agregando maior dinamicidade no contato de seus integrantes.

2. A Internet proporciona um espaço Moderno ou Pós-Moderno? Explique e dê exemplos.
Pode-se dizer que a Internet apresenta características Pós-Modernas. É visto que no Período Moderno houve um avanço muito significativo para as industrias, atingindo, por conseqüência, os setores tecnológicos, permitindo um maior desenvolvimento de computadores. No entanto, foi no Período Pós-Moderno, no qual houve uma ruptura e um maior avanço nesse setor tecnológico, e com a Internet cada vez mais presente na sociedade, pôde-se então comprovar a ideologia defendida pela Pós-Modernidade: o Descentramento do Sujeito. Termo esse, referente a uma fragmentação da personalidade de cada indivíduo.
A Internet, por sua vez, tem características indicativas que essas diversas personalidades são efetivadas. Um exemplo muito forte disso é o orkut e o MSN. Nesses sites as pessoas acabam adquirindo características diferenciadas das, teoricamente, reais.

3. Explique e demonstre, através de exemplos, se a Internet está mesmo construindo uma nova linguagem nos termos de Logan.
Para Logan a Internet é uma nova era a qual agrega uma nova linguagem. Essa afirmação pode ser visivelmente comprovada, principalmente, em alguns sites ou programas que acarretam uma troca de informações entre os usuários. Por exemplo, o mIRC, um programa de bate-papo, que possui uma linguagem própria, bem aceita e muito utilizada pelos seus membros. Linguagem essa, que tem como principal característica, a maior facilidade e rapidez na escrita, gerando uma interação muito mais dinâmica e necessária nesse meio, visto que a Internet tem como ponto principal a transmissão em tempo real, necessitando de uma linguagem que se adapte e que seja quase instantânea.

Primeiro Trabalho: Conceitos Básicos

Conceitos:
a. técnica: procedimento ou conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.
b. tecnologia: atividades de domínio humano embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais a competência natural. Proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo, e historicamente relatadas como revoluções tecnológicas.
c. cibercultura: relações sociais e a formação de comunidades em ambientes de rede, que estão sendo ampliadas frente a popularização da Internet e de outras tecnologias que possibilitam a interação entre pessoas. Se interessa pela dinâmica política e filosófica dos assuntos vividos por seres humanos em rede bem como na emergência de novas formas de comportamento e expressão.
d. modernidade: ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo.
e. pós-modernidade: a condição socio-cultural e estética do estágio do capitalismo pós-industrial, que é o contemporâneo.
f. ciberespaço: ambiente criado de forma virtual. Através do uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet. Esse fenômeno se deve ao fato de, nos meios de comunicação modernos, haver a possiblidade de pessoas e equipamentos trocarem informações das mais variadas formas sem preocupações.

Fonte: Wikipedia

Perguntas:
1. Como o conceito de ciberespaço está relacionado com a cibercultura?
O conceito de ciberespaço está diretamente relacionado com o de cibercultura, visto que só é possível que se tenha cibercultura através da existência do ciberespaço.

2. Como técnica e tecnologia se diferenciam?
A técnica é o simples manejo das ferramentas, já tecnologia é o saber manejar essa ferramentas e agregar a elas uma aprimoração, ter desejo de poder evoluir e melhorar suas funções, indo além de seu simples manejo.

3. Como a pós-modernidade e a cibercultura estão relacionadas?
A pós-modernidade, sendo um período muito recente da nossa história, está relacionado com a cibercultura, visto que as duas estão "vivendo" juntas e estão sendo construidas. A cibercultura é um modelo diferenciado de comportamentos e afins relacionados ao meio virtual, tendo esse um início dentro do período pós-moderno, utilizando de seus ideais para poder construir e modelar suas estruturas.

4. Como a modernidade e o conceito de ciberespaço estão relacionados?
Tendo em vista que a modernidade foi o período no qual deu-se o avanço na construção e desenvolvimento da tecnologia, o ciberespaço tem sua criação nesse período. É visto que o ciberespaço é diretamente ligado a tecnologia e computadores, tendo grande relação com a modernidade e seus desenvolvimentos e descobertas.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

começando...

Olá! :)
Primeiramente gostaria de me apresentar:
Sou a Carolina Silveira, estudo Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo na Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Neste semestre foi apresentada, na disciplina de Comunicação e Multmídia, a tarefa da criação de um blog. [como apresentado no título a cima]
Anteriormente, eu tinha um blog pessoal, na realidade um Diário Virtual. Após algum tempo acabei abandonando-o e não mais postando.
No entanto, sempre gostei de escrever. E nada melhor do que aliar o prazer com a tecnologia. Portanto acredito que um blog seja uma boa maneira de expressão, além é claro, de apresentar uma melhor facilidade de visualização e transmissão dessas idéias.

Bom, espero que gostem! :)

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