About

www.flickr.com

sexta-feira, 25 de abril de 2008

A cura dos pampas

Quem nunca ouviu falar da Terapia do Joelhaço? Ou do milagroso divã de pelegos? Todas as histórias do Analista de Bagé, de Luis Fernando Verissimo, reúne as melhores crônicas desse psiquiatra gaúcho.
O Analista de Bagé é um personagem clássico da literatura contemporânea gaúcha e o mais marcante da carreira de Verissimo. Suas histórias romperam com as fronteiras locais e conquistaram leitores em todo o Brasil. Não há quem não saia curado depois de uma única sessão com esse psiquiatra. Ele resolve todos os problemas, nem que seja "no laço".
O livro conta com uma seleção exclusiva feita pelo autor dos melhores contos dessa personagem. Além de textos antigos, são apresentadas também algumas composições novas, como uma "entrevista exclusiva" e reveladora com o analista.
Com muito humor - característica típica de Verissimo – e uma linguagem peculiar, repleta de gírias e expressões tipicamente locais, o autor narra as histórias mais marcantes do Analista, que trata os males da alma como quem "amansa cavalo chucro".
Além do Analista, há também outros personagens importantes em seus contos. Um deles é a sua recepcionista, Lindaura. Ela é a companheira do psiquiatra e que segundo o próprio autor, além de receber também dá.
Devido à publicação da obra fora do Rio Grande do Sul, o livro apresenta um pequeno dicionário com definições das expressões regionais, a fim de facilitar o entendimento da obra.
Verissimo, através desse personagem, conseguiu representar fielmente um gaúcho de tradição: machista e sem papas na língua. "Se abanque, índio velho. A sessão está apenas começando", garante o analista.

2 comentários:

É UMA VERGONHAAAAA, mas devo admitir que nunca li esse livro!! apesar de adorar o Verissimo.
Minha tia tem... vou até pegar amanhã que vou na casa dela pra ler..
sempre pensei em ler mas nunca li.
hahaha

recomendado pela Carolzinha deve ser bom, então. ;)

e Poooxa conseguisse ler toooodo meu big texto. postei mais um ''big'' UAHUAHUA

beijo florzinha. Bom findi!

Eita que eu to precisando de uma consulta mesmo... hehehe

bjs

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More