About

www.flickr.com

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Nona Atividade: O corpo no ciberespaço

1) Como as representações do corpo interferem na sociabilidade no ciberespaco?
A partir representação do corpo no ciberespaço é possível perceber que a influência exercida para a realização de uma sociabilidade é grande. É a partir das características vinculadas nesse meio que a interação se torna mais, ou menos eficaz. Por exemplo, em sites de relacionamento como o orkut, se a pessoa vincula uma imagem sua considerada bonita, sua quantidade de convites para amizade, recados, visitas,... será maior do que o das outras pessoas.

2) Como as relações do corpo com a tecnologia podem refletir o sujeito na pós-modernidade?
Através da tecnologia pode-se dizer que a pós-modernidade reflete na construção e relação com o corpo no sentido de poder-se montar e adaptar uma estrutura adequada a padrões ideológicos. Visto que é possível mudar, transformar, criar e até mesmo melhorar suas características, para que ela seja aquela adequada para o meio virtual, sendo ela, mais uma das partes formadoras da personalidade. Podendo ser também uma representação permanente daquele esteriótipo criado e desejado nesse meio virtual.

3) Pode-se dizer que o corpo é virtualizado no ciberespaço? Por quê?
O corpo é sim virtualizado no ciberespaço, pois ao fazer a inserção pessoal nesse ambiente todos os componentes relacionados a pessoa são conseqüentemente virtualizados. Por exemplo, ao divulgar uma foto minha no msn, eu estou virtualizando a minha imagem e junto a ela também o meu corpo, fazendo com que sua representação passe do real para o virtual.

4) Pode-se dizer que chats, fotologs, weblogs e perfis do orkut refletem as relações com o corpo da mesma maneira? Explique.
É possível perceber uma diferenciação de relações feitas com o corpo nesses meios. Primeiramente, pode-se analisar que nem todos trabalham com as características físicas do usuário tão evidentes. Um exemplo disso são os weblogs, os quais, em sua essência, são voltados para a vinculação de idéias, eventos, acontecimentos,... mediados pela escrita, principalmente. O uso do recurso fotográfico pessoal não é muito presente neste meio, ou, se está presente, é somente para uma ilustração do usuário afim de uma representão visual do conteúdo do blog.
fotologs têm a característica principal de divulgação da imagem, sendo o corpo transferido com uma grande intensidade para o meio virtual. Os usuários divulgam suas fotos, mostrando sua imagem como ponto principal nos fotologs. Os acontecimentos posteriores, como por exemplo comentários, são decorrentes da imagem publicada.
O perfil do orkut atua como um intermediário entre os blogs e os flogs. No orkut a vinculação da imagem se dá de uma maneira não exclusiva, visto que há uma mescla entre as características escritas e visuais. Ao se entrar em um perfil de uma pessoa, encontra-se em primeiro plano, tanto as informações relacionadas a ela, quanto suas fotos.
E, os chats apresentam a uma vinculação do corpo de uma maneira muito sutil, quase semelhante ao orkut. Nos chats, os fatores relevantes para que se mantenha um diálogo com alguém vão além das características físicas - que são, em primeira instância, o fator principal -. Dentro de um padrão de chats, dependendo do tema para conversa escolhido, não é possível manter uma conversa com uma pessoa somente pela sua aparência, é preciso analisar e salientar o contéudo da conversa, para que esta possa render e se manter.


Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More