About

www.flickr.com

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Oitavo Trabalho: Avatar

1. Construir um avatar seu e de seu colega.


Responder:
a. De que maneira o avatar criado relaciona-se com a pessoa original?

Ao fazer o avatar foi preciso que eu analisasse as características pessoais minha e da colega para que a representação tentasse ser a mais fiel possível à realidade. Um fator que impediu essa apuração maior foram os poucos recursos oferecidos pelo site.

A colega escolhida para a realização do avatar foi a Danielle Gonzales.
Na confecção do avatar foi necessário que eu avaliasse as características físicas e estéticas dela, como por exemplo a cor do cabelo, dos óculos e da blusa. Quem possuiu um contato maior com a Dani percebe que ela gosta muito da cor roxa, sendo seus adereços dessa cor, desde seu cabelo até mesmo suas roupas. Procurei então usar essa cor para os acessórios e adereços.
Outro fator importante é o penteado. A Dani também usa o cabelo quase sempre em forma de meia-cola, relevância essa também mostrada no desenho.

Já na realização do meu avatar eu utilizei desses mesmos artifícios.
A cor do cabelo é rosa, visto que era a cor antiga do meu cabelo, a qual me representa bem.
Os óculos também são de um formato parecido com os que uso. E até mesmo o tamanho e formato dos brincos, visto que estou quase sempre usando argolas grandes.

b. Discuta, a partir da atividade, como as representações do eu na Internet refletem na pós-modernidade.
É possível através da representação virtual a criação ou desenvolvimento de uma personalidade distinta da "real". Essa personalidade é reflexo direto dos ideais criados e defendidos pela pós-modernidade. Na Internet é viável, através dos avatares, que haja uma representação pessoal. Representação essa que nem sempre é a mais fiel a realidade, podendo ser aquilo que a pessoa gostaria de ser, uma idealiazação ou somente uma parcela de sua personalidade, criada ou adaptada para esse meio.

c. Como o avatar representa você no ciberespaço, pode-se dizer que ele é uma virtualização?
O avatar pode ser considerado como uma virtualização, pois através dele é transferido para um espaço virtual algo real, neste caso a pessoa em si. A virtualização dá-se de diversas maneiras, uma delas pode, com certeza, ser um desenho. No entanto esse desenho não somente ilustra virtualmente a pessoa, como também remete características pessoais e psicológicas do indivíduo.

2. O que é ciborgue? Dê exemplos.
Um Ciborgue é um organismo cibernético, isto é, um organismo dotado de partes orgânicas e mecânicas, geralmente com a finalidade de melhorar suas capacidades utilizando tecnologia artificial.
Os ciborgues típicos das obras de ficção científica, apresentam-se como uma síntese de partes orgânicas e artificiais e, geralmente, servem de mote para comparações entre o ser humano e a máquina, refletindo sobre temas como a moralidade, livre-arbítrio, felicidade, etc.
Já ciborgues reais são pessoas que utilizam tecnologia cibernética para reparar ou superar deficiências físicas e mentais em seus corpos. Por exemplo, uma pessoa que possui um membro mecânico.
Alguns exemplos de Ciborgues são: O Robocop, Darth Vader, O Exterminador do Futuro.

Fonte: Wikipedia.

3.
Qual a relação do corpo como o ciborgue diferencia-se da do avatar? Explique.
O ciborgue apresenta caractéristicas direcionadas mais especificamente para o mundo real, mesmo os personagens existindo na ficcção cinematográfica. Já os avatares são uma representação totalmente virtual do indíviduo, não tendo um contato com o real, mesmo sendo a representação de uma pessoa. Sua vinculação e criação se dá no mundo virtual, exclusivamente.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More