About

www.flickr.com

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Sétimo Trabalho: Sociabilidade

1. De que forma as caracteristicas das TICs influenciam a sociabilidade no ciberespaço?

As TICs tem um grande influência no ciberespaço.
A interatividade é que permite a criação e a troca informações através da internet. Os tipos de interação, mútua, reativa, síncrona ou assíncrona, facilitam a comunicação entre as pessoas, gerando uma troca de informação favorável ou não aos usuários.
A ubiqüidade é o fator facilitador para que possa haver uma constante sociabilidade no ciberespaço. A grande quantidade de Lan Houses - casas de acesso a Internet - , a possibilidade de verificar e-mails e entrar em sites de bate-papos via celular, possibilitam e facilitam cada vez mais a comunicação virtual.
Através da convergência é possível que a partir internet e de seus utensílios, possa-se realizar a comunicação entre as pessoas de diversas maneiras, através de sons, imagens, videos e palavras.
Hipertextualidade está presente no ciberespaço, pois as informações estão sempre conectadas entre si, sendo dela o papel de melhor conduzir a interação entre as pessoas.
E a estrutura de rede, permite e faz com que as informações estejam e permancem conectadas entre si, facilitando a comunicação e socialização de seus usuários.

2. Analise:
a. um fotolog
ou
b.um blog
ou
c. um perfil do orkut

Foi escolhido para análise o fotolog da Samantha.


Responda:
a. O blog/fotolog/perfil analisado pode ser considerado um "terceiro lugar" de acordo com Oldenburg? Explique.
O fotolog analisado pode sim ser considerado como um terceiro lugar, pois a partir dele é construido um "novo mundo". A partir da publicação de um conteúdo no fotolog, a pessoa passa a divulgar sua imagem e seus intereses particulares, divulgando-os para todos os seus contatos. Essa divulgação se dá, pois a pessoa vê o fotolog como uma extensão de sua vida, tendo que divulgar também virtualmente os acontecimentos. Acaba havendo um refúgio, visto que muitas vezes é somente através do fotolog que as pessoas divulgam os fatos de sua vida.
O fotolog escolhido apresenta a característica de divulgar e mostrar na internet esses acontecimentos, como, por exemplo, mostrar as fotos da festada fantasia, da reunião que aconteceu em sua casa, fotos do trabalho da faculdade, entre outros.

b. É possível identificar capital social neste perfil? De quais tipos? Explique.
O capital social está presente nesse fotolog de uma forma não tão explicita. Ao se criar um fotolog é preciso se "adaptar" as "regras" desse meio. Uma "regra" é o fato de se ter que comentar no fotolog dos seus contatos para que haja comentários no seu. Esse tipo de troca caracteriza o capital social, visto que há intereses entre os usuários.
É possível encontrar no fotolog analisado a presença de dois tipos de capital social: o de primeiro nível e o de segundo nível.
O capital social de primeiro nível se encontra, por exemplo, nessa postagem feita pela Samantha.
Há uma interação direta entre os indivíduos, visto que ela publica uma foto com uma amiga e a descrição do post é voltada para essa amiga. Uma das características que comprova isso é a frase "Adivinhem, onde estouuu!", visivelmente voltada somente para a amiga, tendo em vista que nos comentários abaixo, nenhuma das pessoas sabia aonde ela estava.
Já o capital de segundo nível se dá, por exemplo, nessa outra postagem em que ela fala da festa a fantasia. Ela não chega a apresentar as pessoas nem a situação. Pode-se perceber que é voltada para um grupo em geral, o seu grupo de amigos específicos que foram na festa. É possível também ver que ela posta a foto direcionada para esse grupo. Os comentários presentes na postagem também comprovam isso, pois quem não foi na festa ou não sabia da existência da festa não comentou com tanta interação no assunto.

c. Que tipo de rede, em sua opinião, aparece no perfil/blog/fotolog analisado. Explique.
A rede apresentada é sem-escala, visto que qualquer pessoa tem acesso ao site, podendo ler e até mesmo deixar um comentário sobre a fotos postada. Além disso a presença de links indicando flogs de outros amigos dela caracterizam bem essa rede, pois por um lado aquelas pessoas sabem que o fotolog da Samantha existe e tem acesso direto a ele, enquanto outras não o conhecem.

d. De que modo o perfil/blog/fotolog reflete a identidade do indivíduo? Explique.
Os fotologs refletem muito a identidade do indivíduo. Desde as cores presentes no fotolog até os links externos mostram como é e como está a pessoa.
As postagens e a quantidade de texto contida em cada foto também são fatores importantes, visto que é possível perceber como está o indivíduo e como ele se porta, a partir do texto exposto.
No fotolog da Samantha, por exemplo, é possível encontrar fotos que trasmitem seu humor e seus sentimentos.
Outro fator relevante na identidade do indivíduo é os links encontrados no flog. A partir deles é possível também saber o que a pessoa gosta, qual seus amigos, sua profissão...

e. Este perfil/blog/fotolog pode ser considerado um território no ciberespaço?
Sim, o fotolog pode ser considerado um território no ciberespaço, pois é um lugar "virtual" em que ela "vive", divulga suas ideias, opiniões e sentimentos. Além disso, é possível através dele realizar uma comunicação, por exemplo, através de comentários deixados pelos seus amigos, fazendo com que haja uma interação entre, no caso analisado, a Samantha e seus amigos.

1 comentários:

A Samantha é muito pop. :) Boas respostas!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More