About

www.flickr.com

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Sexto Trabalho: Redes

1. Analisar um dos exemplos abaixo:
.Orkut
.Fotolog.com
.Blogs
Responder:
a. Que tipo de rede é? Explicar.
O site escolhido para análise foi orkut.
Esse site apresenta redes de "Mundos Pequenos". Essa rede tem como característica o fato de apresentar, primeiramente, uma conexão entre poucas pessoas, e consequente a essa conexão, gerar uma muito maior, praticamente globalizada.
b. Quais são os nós? E as conexões?
Os nós apresentados no site escolhido são claramente identificados como as pessoas em si, pois é a partir delas que se é possível realizar e desenvolver os aspectos específicos do site. E as conexões presentes é a amizade e relação existente entre essas pessoas, visto que sem ela não haveria um elo de conexão, pois a proposta do site é gerar uma rede de amigos.

2. Explique como o modelo da "cauda longa" aparece, a partir de um exemplo da internet.
O modelo "cauda longa" aparece na internet através, por exemplo, do site do iTunes. Esse site é direcionado para pessoas que gostam de música de diversos tipos, dando, segundo a teoria de Andernon, à 100% população 100% de conhecimentos e informações. Esse site permite que se ache todos os estilos de música e que se compre essas músicas, gerando um público consumidor muito grande e, devido a essa, como dita, abrangência de estilos musicais.

3. Encontre pelo menos dois "hubs" na rede. Explique-os.

Exemplos de Hubs encontrados na internet: Samantha Lazzarotto e Portal Terra.
A Samantha em seu perfil no orkut possuiu vários contatos de diferentes "mundos". Ela se relaciona com seus colegas de trabalho e, visto que trabalha em um cursinho pré-vestibular, também possui como amigos que são alunos do curso. Além disso ela pratica esportes, então entre seus amigos estão suas colegas de treino. A partir do seu gosto musical ela também possuiu amigos que gostam do mesmo estilo.
Portanto pode-se perceber que a partir da Samantha é possível que se tenha contato com diversas outras pessoas, com diversos outros interesses.
O Portal Terra como um site de nóticias, possui ligações com diversos assuntos, desde cinema, esportes até economia, englobando portanto diversos interesses em um só lugar, dando ao usuário a oportunidade de poder conhecer e se interar de todos os assuntos.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More