About

www.flickr.com

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Primeiro Trabalho: Conceitos Básicos

Conceitos:

a. técnica: procedimento ou conjunto de procedimentos que têm como objetivo obter um determinado resultado, seja no campo da Ciência, da Tecnologia, das Artes ou em outra atividade.
b. tecnologia: atividades de domínio humano embasada no conhecimento, manuseio de um processo e ou ferramentas e que tem a possibilidade de acrescentar mudanças aos meios por resultados adicionais a competência natural. Proporcionando desta forma, uma evolução na capacidade das atividades humanas, desde os primórdios do tempo, e historicamente relatadas como revoluções tecnológicas.
c. cibercultura: relações sociais e a formação de comunidades em ambientes de rede, que estão sendo ampliadas frente a popularização da Internet e de outras tecnologias que possibilitam a interação entre pessoas. Se interessa pela dinâmica política e filosófica dos assuntos vividos por seres humanos em rede bem como na emergência de novas formas de comportamento e expressão.
d. modernidade: ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo.
e. pós-modernidade: a condição socio-cultural e estética do estágio do capitalismo pós-industrial, que é o contemporâneo.
f. ciberespaço: ambiente criado de forma virtual. Através do uso dos meios de comunicação modernos, destacando-se entre eles a Internet. Esse fenômeno se deve ao fato de, nos meios de comunicação modernos, haver a possiblidade de pessoas e equipamentos trocarem informações das mais variadas formas sem preocupações.

Fonte: Wikipedia

Perguntas:
1. Como o conceito de ciberespaço está relacionado com a cibercultura?
O conceito de ciberespaço está diretamente relacionado com o de cibercultura, visto que só é possível que se tenha cibercultura através da existência do ciberespaço.

2. Como técnica e tecnologia se diferenciam?
A técnica é o simples manejo das ferramentas, já tecnologia é o saber manejar essa ferramentas e agregar a elas uma aprimoração, ter desejo de poder evoluir e melhorar suas funções, indo além de seu simples manejo.

3. Como a pós-modernidade e a cibercultura estão relacionadas?
A pós-modernidade, sendo um período muito recente da nossa história, está relacionado com a cibercultura, visto que as duas estão "vivendo" juntas e estão sendo construidas. A cibercultura é um modelo diferenciado de comportamentos e afins relacionados ao meio virtual, tendo esse um início dentro do período pós-moderno, utilizando de seus ideais para poder construir e modelar suas estruturas.

4. Como a modernidade e o conceito de ciberespaço estão relacionados?
Tendo em vista que a modernidade foi o período no qual deu-se o avanço na construção e desenvolvimento da tecnologia, o ciberespaço tem sua criação nesse período. É visto que o ciberespaço é diretamente ligado a tecnologia e computadores, tendo grande relação com a modernidade e seus desenvolvimentos e descobertas.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More