About

www.flickr.com

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Terceiro Trabalho: Jogos de Lógica

1. Resolva o jogo Grow no site da Eyesmaze. Explique qual é a lógica por trás do jogo. Identifique quais características das novas tecnologias de comunicação e informação estão presentes no joguinho e como elas influenciam a resolução do enigma.
Para poder se resolver o jogo Grow é necessário que todas as "personagens" consigam evoluir e cheguem a seu nível máximo, a fim de poderem construir, no final, um objeto completo.
Foram necessárias diversas tentativas para que fosse possível entender por completo a lógica do jogo, visto que é necessário saber como os objetos se comportam em seus diversos níveis de evolução, para que se consiga então poder juntá-los, para que não haja nenhum problema ou "desentendimento" entre eles.
Relacionando o jogo com as características das novas tecnologias de comunicação e informação pode-se chegar as seguintes conclusões:
A interatividade é, praticamente, a base para o desenvolver do jogo, visto que é necessário que o usuário interaja com os elementos, clicando sobre os objetos e construindo uma seqüência. No entanto, essa interação se dá, segundo Primo, de uma maneira reativa, pois a resposta que o objeto lhe dá é somente uma reação pré-determinada, havendo um limite de possibilidades que podem ser oferecidas.
Um dos fatores também elementares do jogo, é a hipertextualidade. Conforme a inserção de um objeto no contexto do outro, eles vão apresentando diferentes níveis de evolução, sendo alguns prejudiciais e dificultando o avanço de outros. No entanto, se colocados em ordem correta, haverá uma interação positiva e construtiva entre eles.
A ubiqüidade é percebida no momento em que analisamos não somente o jogo em si, mas sim como integrante de uma rede, na qual pode ser acessada em qualquer lugar que se possua Internet.
Ao finalizarmos o jogo e vermos a união das peças, percebemos que todas elas apresentam uma inter-relação, assim como a estrutura de rede.
Essas características apresentam grande influência na resolução do jogo. Por exemplo, no meu caso, não foi possível terminar o jogo no período da aula, então, ao chegar em casa, entrei novamente no site e continuei a jogar [ubiqüidade]. Outro fator importante é a percepção da lógica do jogo, pois é somente a partir daí que se pode continuar a resolver o enigma. [hipertextualidade, estrutura de rede]

2. Os fotologs são algumas das ferramentas mais utilizadas da Internet. Por conta disso, são usados, não apenas por pessoas comuns, mas também por celebridades. Encontre pelo menos dois exemplos desses fotologs utilizados por celebridades. Fotologs podem ser considerados modos de "construir uma identidade", dentro do que você estudou sobre "Pós-modernidade"?
Os fotologs, atualmente, são muito utilizados por todos os tipos de pessoas. Com diversos intuitos de promover assuntos das mais diferentes catogorias, seus usuários utilizam-se de sua tecnologia para divulgarem fotos de seus interesses.
Seus usuários não são, como se pode pensar, somente pessoas comuns, divulgando sua vida cotidiana. Encontra-se também celebridades que utilizam-se desse novo meio para fazer uma maior divulgação de seus trabalhos. Encontrei alguns fotologs que ilustram com perfeição essa afirmação, o da banda pelotense Freak Brotherz e um de um estúdio de tatuagem - TattooJah.
Baseado em ideais pós-modernos, pode-se dizer que o fotolog ajuda sim a construir uma identidade, pois através dele as pessoas podem divulgar qualquer imagem suas. Imagem essa que ou nem sempre corresponde ao real sendo uma criação ou a idealização do que nós gostaríamos de ser, ou é uma fragmentação dos tantos papéis que são desempenhados por nós na sociedade. Podendo então ajudar a construir uma nova identidade ou moldar uma já existente.

3. Encontre uma ficção hipertextual. Analise como o hipertexto modifica os modos de leitura, a partir do seu exemplo, em relação à leitura tradicional dos livros impressos.
Pode-se dizer que ficção hipertextual são notas de rodapé melhoradas. Essas notas serão acessadas somente por vontade do leitor, para maior esclarecimento sobre um determinado assunto ou personagem.
Em livros impressos a leitura tem como característica a linearidade. Já na Internet pode-se realizar uma leitura mais dinâmica, não-linear, através dos hipertextos, podendo consultar em qualquer parte da história mais informações sobre, como dito anteriormente, um assunto ou personagem, a fim de gerar um maior esclarecimento e uma recordação de fatos.
Um exemplo de ficção hipertextual é uma pesquisa no site na Wikipedia sobre o Harry Potter. Ao fazer a pesquisa o site gera uma página com informações completas sobre a história do Harry Potter, falando sobre seu enredo, personagens, os livros, os filmes, os atores, a autora, etc. Ao realizar a leitura do texto e conforme vão sendo citados os nomes dos personagens ou lugares vão aparecendo também links, que encaminham o leitor para uma nova página sobre aquele assunto, disponibilizando ao leitor um conhecimento completo sobre todos os elementos que cercam a história.
No entanto, os hipertextos se por um lado facilitam e dinamizam a leitura, por outro acarretam uma dispersão no texto, pois o leitor pode acabar se envolvendo em links e perder o foco principal da leitura.

4. O jogo Canibais x Padres é um dos mais populares enigmas de lógica conhecidos. O objetivo é passar todos os padres e canibais para o outro lado do rio, sendo que:
a. Na canoa cabem 2 pessoas.
b. Cada vez que os canibais ficam em maior número que os padres, eles os atacam e "almoçam".
Resolva o jogo. Que tipo de interação, de acordo com a classificação de Primo, pode ser percebida no jogo?

A interação percebida no jogo é a reativa, visto que as opções apresentadas são pré-programadas, o que pode ser feito é somente aquilo que está escrito nas regras, não há uma negociação ou uma mudança de comportamento dos personagens. É necessário uma adaptação às regras para que se consiga finalizar o jogo, não adianta xingar o padre por ele não poder fazer nada para deter os canibais, nada vai acontecer, ele vai continuar não podendo ficar em menor número e ponto final.

5. "Don't Look Back" é o nome de um famoso episódio de uma nova série de TV de sucesso nos EUA e que inicia a ser apresentada no Brasil. Descubra o nome da série, o assunto e o nome de, pelo menos, dois personagens. Discuta como a "convergência" aparece no exemplo acima.

Série: Heroes
Episódio: Don't Look Back - Segundo Episódio da Primeira Temporada
Assunto do episódio: O Policial Matt Parkman é o único a escutar o choro de uma criança escondida dentro de casa na cena do crime lotada de gente. Além disso, o heroísmo de Claire ganha visibilidade não desejada pela garota. Hiro encontra uma revista de quadrinhos misteriosa.
Alguns personagens: Hiro Nakamura (Masi Oka) é um trabalhador do Japão que tem a habilidade de manipular o tempo-espaço, parando o tempo ou se teletransportando para o passado ou futuro.
Claire Bennet (Hayden Panettiere) é uma líder de torcida que mora em Odessa, Texas, e tem o poder de se regenerar rapidamente.
Isaac Mendez (Santiago Cabrera) é um artista ex-viciado em heroína que mora em Nova Iorque. Ele só conseguia pintar o futuro enquanto estava sob o efeito de drogas, porém, após incentivo e algum auxílio, ele aprendeu a controlar seu poder e utilizá-lo sem que seja necessário drogar-se.
D.L. Hawkins (Leonard Roberts) tem o poder de atravessar objetos sólidos, incluindo as pessoas e também pode carregar consigo elas durante sua travessia. É um presidiário fugitivo por um crime que não cometeu, e só quer que suas acusações sejam retiradas e possa viver em paz com seu filho e sua esposa.

Alguns programas, além de terem sua apresentação televisiva, possuem também uma forte vinculação na Internet. A utilização desse meio alternativo tem sido muito presente na maioria desses programas, visto que é possível em alguns casos [como o da série citada] ver os episódios online ou, até mesmo, fazer o download. Essa interação gera uma maior divulgação da série, acarretando um aumento no público receptor. Além da visualização dos episódios, é também possível que se ache vários outros conteúdos extras. No site oficial da série pode ser encontrado, entre outras coisas, papéis-de-parede, jogos, chats com os atores e produtores da série, o box com os DVDs à venda, promoções e divulgações.
Outra influência muito marcante da Internet nessa questão é a grande interação entre os telespectadores. Eles através desse meio podem se comunicar com outros fãs. Em fóruns específicos, por exemplo, os usuários podem trocar idéias e discutir possíveis soluções para os episódios apresentados, assim como, criticar episódios e até mesmo criar outras histórias ficctícias baseadas na série [fanfics].
Essa interação não se dá somente entre os telespectadores. Atualmente é possível que estes consigam, até mesmo, interferirem no andamento da série, passando de receptores meramente passivos, os quais vêem a série e aceitam tudo como lhes foi dito, para um receptor, efetivamente, ativo na construção do programa. Um exemplo dessa influência também encontra-se no site oficial, sendo uma espécie de promoção, no qual os fãs divulgam suas teorias sobre o andamento da série, defendendo como deveria prosseguir a aventura e o destino das personagens. Essas teorias, como mesmo diz no site, vão servir para ajudar o criador a melhor desenvolver o enredo, levendo em consideração a opinião dos telespectadores.

2 comentários:

Muito boas as tuas respostas. Chegaste a testar os outros joguinhos?

O que uma aeronave estava fazendo na terra no ano 3000 antes de Cristo?(Ezequiel cp. 1-4ao28)… ´Os seres ziguezagueavam como o raio. 15. Ora, enquanto contemplava esses seres vivos, divisei uma roda sobre a terra ao lado de cada um dos quatro. 16.O aspecto e a estrutura dessas rodas eram os de uma gema de Társis. Todas as quatro se assemelhavam, e pareciam construídas uma dentro da outra. 17.Podiam deslocar-se em quatro direções, sem retornar em seus movimentos. 18.Seus aros eram de uma altura assombrosa, guarnecidos de olhos em toda a circunferência. 19.Quando os seres vivos se deslocavam ou se erguiam da terra, locomoviam-se as rodas e se elevavam com eles. 20.Para onde os impulsionava o espírito. iam eles, e as rodas com eles se erguiam, pois o espírito do ser vivo (de igual modo) animava as rodas. 21.Quando caminhavam, elas se moviam; quando paravam, também elas interrompiam o curso; se se erguiam da terra, as rodas do mesmo modo se suspendiam, pois o espírito desses seres vivos estava (também) nas rodas. 22.Pairando acima desses seres, havia algo que se assemelhava a uma cobertura curva, límpida como cristal, estendida sobre suas cabeças. 23.Sob essa cobertura , alongavam-se as suas asas até se tocarem, tendo cada um (sempre) duas que lhe cobriam o corpo. 24.Eu escutava, quando eles caminhavam, o ruído de suas asas, semelhante ao barulho das grandes águas, à voz do Onipotente, um vozerio igual ao de um campo (de batalha). 25.Quando paravam, abaixavam as asas, e fazia-se um ruído acima da cobertura curva que ficava sobre as cabeças. 26.Acima dessa cobertura curva havia uma espécie de trono, semelhante a uma pedra de safira; e, bem no alto dessa espécie de trono, uma silhueta humana. 27.Vi que ela possuía um fulgor vermelho, como se houvesse sido banhada no fogo, desde o que parecia ser a sua cintura, para cima; enquanto que, para baixo, vi algo como fogo que esparzia clarões por todos os lados. 28.Como o arco-íris que aparece nas nuvens em dias de chuva, assim era o resplendor que a envolvia. Era esta visão a imagem da glória do Senhor. `( —, cp. 10-1ao17) (Reis cp. 2-11) (Êxodo cp. 19-4 ao19, cp13-21, cp. 3-2) (Genesis cp15-17) (Êxodo cp16-15). Alienígenas estão na terra desde Adão e nós provavelmente somos da mesma linhagem porque nós nascemos aqui, mas este não é nosso habitat natural, tirem a vendas dos olhos e vejam ao seu redor, somos os únicos seres que acumulamos coisas sem necessidade real, como se estivéssemos nos preparando para uma longa viagem. E estamos mesmos isso esta no nosso subconsciente no gene humano.
Mas as possibilidades de uma pessoa comum fazer contato são quase nulas, lembra do monte Sinai? Eles sempre manterão contato com lideres reis e é evidente que hoje o método é o mesmo, só o monte Sinai está mais alto. Mas essa é a lógica de qualquer negociação.
Todo o nosso conhecimento em saúde, leis, ética etc.. Foram dados por Eles e em troca levavam ouro, prata alimentos, etc.(êxodo cp. 25-2ao30), (reis cp. 8-63), (2cronicas cp7-1ao5), e agora nos dão até tecnologia. Não é o cumulo,…, usar equipamento com tecnologia Allen para tentar descobrir se Eles existem?
Já houve algumas tentativas de contatos, mas, estamos com a chamada loucura do espaço e nos tornamos muito perigosos, então teremos que ser reeducados curados aqui antes de tudo.
Na tentativa de resgate mais recente alguns Deles foram introduzidos entre-nos para que crescesse como terráqueo e nos servir de exemplos. Mas houve choque de cultura e tiveram que se ocultar, mas continuam a fazer discretamente uma transfusão de gene.
Meus irmãos existe um grande dilema a resolver, para que seja aceita a existência de alienígenas temos que admitir a não existência de Deus e isso seria desastroso. Já imaginou o caos que seria se o Papa dissesse em rede mundial que Deus não existe? Então Sr (a) ufólogos, vocês precisa tomar uma decisão dura se quiserem continuar investigando óvnis ou voltem a serem coroinhas, se tiverem sorte podem ate ser Papa e se a sua vocação de ufólogo te acompanhar você será o causador do caos na terra.
Então vamos aguardar até 2034 e se um antigo povo não sofrer de novo um novo genocídio como em 70, 1200, 1945 a transfusão de gene estará 80% concluída o suficiente para termos entretenimento. A muitos loucos que não sabe que são loucos e reagem agressivamente a tratamentos. Rode Madalena de Jesus (Atos 12-12)

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More