About

www.flickr.com

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Quinto Trabalho: Virtualização de um Ambiente e Cibercidades

1. Relacionar, na medida do possível, os princípios do hipertexto com a web.

Ao fazer a relação dos princípios do hipertexto com a web é possível perceber o seguinte:
A metamorfose está presente na web, devido a sua rápida e constante mudança. É possível criar páginas e no instante seguinte deletá-las. A informação acontece de forma muito dinâmica e em constante modificação.
Na web é possível encontrar diversas coisas, de diferentes modelos e conteúdos, sendo a heterogeneidade muito presente neste meio também. A presença de fotos, imagens, sons e vídes é muito grande em seu conteúdo, tendo todos eles um ponto (nó) em comum.
Ao se realizar uma análise da web, com toda sua forma e contéudo, poderá se perceber que multiplicidade e encaixe de escalas é sempre a mesma. Mesmo que essa análise seja feita somente em um pedaço ou em seu todo.
A exterioridade na web, assim como no hipertexto, está sempre aberta para o acréscimo de novas informações. A web possibilita o acréscimo de páginas, de links, enfim, de informações em geral a todo o instante.
No que se refere à mobilidade dos centros, é também possível perceber sua característica na web, visto que periodicamente um site é mais popular e mais acessado que outros. Sendo essa mobilidade constante, nunca permanente em um único site, e sim mudando sempre seu centro. A exemplificação é perceptível que, referente à comunicação digital, algum tempo atrás o centro de interesse era o mIRC, atualmente esse centro se modificou, sendo o MSN.
Tanto a web quanto o hipertexto apresentam estrutura de rede, sendo sua topologia a mesma, visto que os nós e as conexões estão sempre interligados um com os outros, gerando uma rede constantemente conectada.

2.
Virtualizar, a
té o final da aula, um ambiente concreto. Explicar como se fez.
O ambiente po
r mim escolhido foi o ambiente aquático de minhas tartarugas.
Eu sempre gostei de tartarugas, no entanto somente ano passado que fui ter uma, ou melhor, duas.
O ambiente em que elas vivem é um aquário relativamente grande, em comparação ao tamanho delas. Elas medem aproximadamente 20cm e o aquário tem um pouco mais de 50cm.
O que poderia se feito para virtualizar e manter virtualizado o ambiente delas, seria a criação de um blog ou um fotolog com fotos e "histórias" sobre elas.

3. O que é uma cibercidade? Encontre um exemplo e relacione com o uso do ciberespaço.
Cibercidades são construções digitais de cidades reais. São cidades transportadas do real para o virtual. Essas cidades relacionam-se com o ciberespaço pelo fato de estarem presentes em seu meio, é através dele que elas podem existir, pois sem o ciberespaço não haveria lugar para sua construção. Um exemplo de cibercidades é o programa Google Earth. Através dele é possível ver cidades de praticamente todo o mundo. Utilizando-se de imagens via satélite, o programa disponibiliza uma visualização real do lugar, podendo ver as ruas, as casas, sendo essas vistas até mesmo com detalhes.

4. Você concorda que o ciberespaço constitui territórios simbólicos? Explique e exemplifique.
Através do ciberespaço é possível que se construam territórios virtuais, ou seja, abstratos. Esses territórios geram uma grande construção de símbolos, os quais os usuários conectados com esse meio tem contato direto com eles. Um exemplo desses territórios simbólicos é o orkut. Esse território é, como dito anteriormente, abstrato, as ações que acontecem nele não são palpáveis, são, portanto, simbólicas. As ações feitas por seus usuários, como mandar recados, convidar para serem seus amigos, não são efetivamente reais, pois, por exemplo, um amigo seu no orkut não necessariamente é seu amigo na vida real e vice-versa. Outro exemplo que comprova esse simbolismo é o fato de convidar pessoas para serem suas amigas. Na vida real esse ato não é realizado, nós somente somos amigos um dos outros, não precisando mandar um convite ou algo parecido para que isso aconteça. No entanto no orkut, para podermos nos tornar amigo de uma pessoa devemos convidá-las, sendo esse ato algo simbólico.

3 comentários:

"O ambiente em que elas vivem é um aquário relativamente grande, em comparação ao tamanho delas."

Lorota!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More