About

www.flickr.com

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Segundo Trabalho: a Internet e a Pós-Modernidade

Perguntas:

1. A Internet pode ser considerada um meio de comunicação? Explique.
A Internet, com certeza, pode ser considerada um meio de comunicação, visto que ela, em primeira instância, proporciona interação e troca de informação entre seus usuários. Além disso, é a partir dela que muitas pessoas atualmente se mantém atualizadas sobre o que acontece em sua cidade, região e até mesmo o mundo, sendo essa transmissão feita em tempo real, facilitando, por completo, a comunicação.
Em acréscimo a isso, além de possibilitar maior rapidez e facilidade no processo comunicativo, esse meio é capaz de aliar a interatividade, agregando maior dinamicidade no contato de seus integrantes.

2. A Internet proporciona um espaço Moderno ou Pós-Moderno? Explique e dê exemplos.
Pode-se dizer que a Internet apresenta características Pós-Modernas. É visto que no Período Moderno houve um avanço muito significativo para as industrias, atingindo, por conseqüência, os setores tecnológicos, permitindo um maior desenvolvimento de computadores. No entanto, foi no Período Pós-Moderno, no qual houve uma ruptura e um maior avanço nesse setor tecnológico, e com a Internet cada vez mais presente na sociedade, pôde-se então comprovar a ideologia defendida pela Pós-Modernidade: o Descentramento do Sujeito. Termo esse, referente a uma fragmentação da personalidade de cada indivíduo.
A Internet, por sua vez, tem características indicativas que essas diversas personalidades são efetivadas. Um exemplo muito forte disso é o orkut e o MSN. Nesses sites as pessoas acabam adquirindo características diferenciadas das, teoricamente, reais.

3. Explique e demonstre, através de exemplos, se a Internet está mesmo construindo uma nova linguagem nos termos de Logan.
Para Logan a Internet é uma nova era a qual agrega uma nova linguagem. Essa afirmação pode ser visivelmente comprovada, principalmente, em alguns sites ou programas que acarretam uma troca de informações entre os usuários. Por exemplo, o mIRC, um programa de bate-papo, que possui uma linguagem própria, bem aceita e muito utilizada pelos seus membros. Linguagem essa, que tem como principal característica, a maior facilidade e rapidez na escrita, gerando uma interação muito mais dinâmica e necessária nesse meio, visto que a Internet tem como ponto principal a transmissão em tempo real, necessitando de uma linguagem que se adapte e que seja quase instantânea.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More