About

www.flickr.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Décima Atividade: Remidiação, Hipermidiação e Convergência de Midias

a. Qual a diferença entre hipermidiação e imediação? Dê exemplos.

Esses dois termos são um o oposto do outro. A imediação é o apagamento do meio. Fazer com que o receptor não saiba se aquilo que está acontecendo é real ou não. Um exemplo são as novelas. Elas apresentam histórias que envolvem o telespectador de uma maneira tal que muitas vezes ele acabam se inserindo no contexto, não distinguindo a vida real da virtual. Já a hipermediação é o oposto, é o ressalto do meio, no qual o receptor sabe o que está acontecendo. Um exemplo são os filmes. O telespectador vai ao cinema e sabe que o que está acontecendo é uma ficção, e após acenderem-se as luzes, sua vida não irá ser igual ao da tela, sendo o meio explícito.
b. Encontre dois exemplos de hipermídia na web. Explique-os.

[ hanson.net ]
O site da banda permite que, além da sua característica básica informativa, sobre a divulgação da banda, de shows e eventos, ele apresenta uma rádio, na qual é possível que se escute o novo CD.

[ www.cucirca.com ]
A partir desse site é possível que se veja os episódios da série de tv Lost online.
Nesse site é possível que se perceba a convergência da televisão com a internet, fazendo um hipermediação do conteúdo. Ao invés de o telespectador assistir a série na televisão, ele pode ver pela internet

c. O orkut é uma remediação? Explique.
O orkut é sim uma remediação. Aparentemente ele parece se apresentar como inovação, no entanto pode-se perceber que somente houve uma junção e convergência de diversas mídias. A publicação de fotos, formando um álbum virtual, já era possível através dos fotologs. O contato com antigos amigos e conhecidos e a possibilidade de conhecer novas pessoas também já era feita através de salas de bate-papo, como chats e até mesmo o mIRC. Isso faz com que o orkut seja uma remediação de diversas mídias.

d. A partir do que foi estudado, remidie algum produto midiático no blog.
O produto escolhido para remediação foi o show feito pela banda do Luis Fernando Verissimo, Jazz 6, na UCPel no dia 19 de novembro de 2006.
Foram escolhidos os meios visuais, como fotos e videos e informações sobre a banda para a realização da remediação.













Integrantes:
Jorge Gerhart - Contrabaixo
Adão Pinheiro - Piano
Gilbero Lima - Bateria
Luiz Fernando Rocha - Trompete
Luis Fernando Verissimo - Saxofone




Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More