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quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Décima Quarta Atividade: Discussão e reflexão sobre a palestra de Guilherme da Rosa

1. Qual a relação da chamada Escola de Frankfurt com o estudo dos aspectos políticos da tecnologia?
A Escola de Frankfurt apresenta idéias contrárias a massificação da cultura. Ela critica a indústria cultural, afirmando que toda obra possui uma aura, sendo essa perdida ao se difundir informações para um grande público. No entanto, Walter Benjamim, um dos integrantes da Escola, tinha uma idéia contrária a isso. Ele acreditava que não haveria uma perda de aura, e sim uma democratização de informações, fazendo com que todos pudessem ter acesso a cultura. No que se refere a tecnologia, pode-se dizer que esta foi feita para que se pudesse ter esse acesso em grande escala a informações, fazendo com que esse debate de "certo e errado" fosse discutido por muitos.

2. Como o TEMPO e ESPAÇO podem ser pensados como categorias para o estudo da tecnologia?
A Internet, juntamente com o avanço e estudo da tecnologia, faz com que haja uma mudança na relação de tempo e espaço. Em seu início, a tecnologia apareceu com o princípio de redução de tempo, fazendo com que o trabalho a ser realizado seja facilitado, economizando tempo do usuário. No entanto, esse princípio se modificou, visto que a tecnologia facilita sim o trabalho, no entanto, o tempo que se passa, por exemplo, na frente do computador, é muito grande. Na Internet as coisas se dão de uma maneira muito dinâmica e em tempo quase real, tendo uma demanda e uma quantidade muito grande de informações disponivéis, fazendo com o que o usuário acabe "perdendo" um grande tempo pesquisando e lendo essas notícias.
Já a relação de espaço, a tecnologia é capaz de reduzir distâncias e facilitar a comunicação, através de seu espaço virtual, descaracterizando o espaço físico. Atualmente, já é comum que se façam reuniões profissionais, por exemplo, através da Internet, fazendo com o que o espaço físico seja reduzido, existindo um ambiente somente virtual.

3. Como pós-modernidade e o pensamento da TECNOLOGIA estão relacionados?
A pós-modernidade vem para quebrar aquilo que se acreditava que a tecnologia iria fazer, os dois se relacionam pela oposição que um faz ao outro. Acreditava-se que as respostas para tudo estariam na tecnologia, como isso não ocorreu, um descontentamento geral surgiu, dando inicio ao conceito de pós-modernidade, as respostas passam a ser procuradas em outro nível.

4.Como pensar a INCLUSO DIGITAL na realidade latino-americana?
Por a América Latina ter pessoas em condições de extrema pobreza, fica difícil trabalhar a inclusão digital para todos, pois a grande maioria da população ainda não supriu as necessidades básicas de sobrevivência e, por mais que se tente incluí-las do mundo digital, isso não condiz com a realidade em que elas vivem.

5. Como TECNOLOGIA e IDENTIDADE estão relacionadas?
O desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente a internet, permite que novas identidades sejam criadas, sejam novos grupos que surgem (blogueiros, aqueles que se reunem para jogar virtualmente, os que estão sempre no msn etc) ou até mesmo pessoas que criam novas identidades para si, com uma personalidade diferente para cada meio em que estão inseridas. Dessa forma, a identidade funciona ligada ao sentimento de pertença, as novas identidades surgem para se adequar ao meio e, a tecnologia proporcionando novos meios acaba funcionando como impulso para essa nova maneira de lidar com identidade.

1 comentários:

Oi! Na primeira questão, entendeste o contrário: a Escola de Frankfurt defende o conceito de Indústria Cultural, como crítica à massificação da cultural. O Benjamim, no entanto, vê essa massificação de forma positiva, como modo de, digamos, popularizar a cultura.

A relação com a tecnologia é que essa crítica da EF surge com o advento das tecnologias de comunicação de massa. :)

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