About

www.flickr.com

sábado, 27 de outubro de 2007

Décima Terceira Atividade: Economia e Ciberespaço

1. Fazer uma busca por uma tele-entrega de pizza em Pelotas.
Palavra-chave: tele-entrega pizza pelotas

www.google.com
Resultado: 124
www.yahoo.com
Resultado: 506
www.altavista.com
Resultado: 523
www.askjeeves.com
Resultado: 3

2. Analisar:
a. Qual sistema deu maior número de resultados?
O sistema com maior resultado foi o do altavista.com

b. Qual sistema apresentou mais resultados relevantes?
Mesmo o Yahoo tendo apresentado mais resultados, os disponíveis pelo google foram mais eficientes e diretos, divulgando informações de telefones de Pelotas, enquanto que os outros apresentaram somente alguns sites relacionados a pizzarias com tele-entrega, e não especificamente com informações necessárias para se fazer um pedido de pizza por tele-entrega - objetivo pesquisado.

c. Como apareceram os LINKS PATROCINADOS? Foram eficientes?
Os links dos sites Yahoo, Altavista e Askjeeves não foram eficientes, aparecendo somente informações não relacionadas diretamente à pesquisa na parte superior e antecessora do restante dos links.
Já o Google apresenteu esses links de uma maneira um pouco mais eficiente, direcionando o usuário a um site específico de busca telefonica, a Listaonline.com.br. Fazendo com que, comparado aos outros sites, sua pesquisa fosse mais eficiente.
Outra diferença encontrada no google, é que este apresenta o link patrocinado separado dos demais. Sendo esse na parte direita da página, e não misturado com os outros links, como nos outros sites.

d.
Qual sistemas apresentou mais erros nos resultados?
O site que apresentou maior número de erros, foi o Ask, visto que dentre seu resultado nenhum pôde ser aproveitado.

e.
A partir de sua experiência, como os sistemas de busca influenciam a economia digital?
Os sistemas de busca tem grande influência na economia digital, pois a internet, atualmente, tem grande força econômica, devido a sua vasta abrangência, fazendo com que a divulgação de material publicitário, como inauguração de novos lugares, divulgação de promoções e de ambientes diferenciados, passem de uma divulgação física, como panfletos, propagandas, para também a internet, aumentando, por conseqüência, a economia nesse meio.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More