About

www.flickr.com

sábado, 27 de outubro de 2007

Décima Primeira Atividade: Apropriação, desvio e despesa improdutiva

1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.
Apropriação:
[ comunicação síncrona via scraps do orkut ]
Esse tipo de comunicação mais direta e imediata não era a proposta inicial do orkut, visto que o fato de se mandar mensagens e recados para outra pessoa era, teoricamente, para ser algo mais assíncrono, como por exemplo, o e-mail. No entanto as pessoas passaram a usar os recados do orkut quase como uma sala de bate-papo, fazendo uma conversa em tempo real, via recados não imediatos.

Desvio:
[ download free de mp3 ]
Mesmo sendo algo comum atualmente na internet, o download grátis de músicas é algo considerado ilegal, visto que corrompe os direitos autorais do artista, não tendo ele a remuneração e o retorno financeiro proposto com a venda de cds ou uma divulgação paga de suas músicas pela internet.


Despesa Improdutiva:
[ www.perolasdoorkut.blogspot.com ]
Esse site apresenta algumas fotos e comentários engraçados divulgados no orkut. No entanto seu conteúdo é somente de diversão e entretenimento, visando somente a descontração.

2. Observar este site:
http://www.facom.ufba.br/CIBERPESQUISA/CYBERPUNK/
Analisar as entrevistas com hackers e as matérias. A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados. Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.
Os hackers e crakers utilizam a tecnologia nos três níveis apresentados no exercício anterior - Apropriação, Desvio e Despessa Improdutiva.
Percebe-se que ambos utilizam a apropriação para a difusão de suas idéias. O desvio se dá de uma maneira mais notória, com a violação de um site. A despessa improdutiva se dá com a mostragem, uma competição e divertimento dos hackers e crackers na violação desses sites, sendo pra eles uma espécie de diversão.
O movimento ciberpunk influencia a política na cibercultura, pois ele promove uma pressão e uma insegurança perante os sites, tendo que os seus donos, sentindo-se ameaçados com a entrada de um hacker ou cracker em seu conteúdo, estar sempre atualizados e cada vez mais seguros, gerando uma pressão e um avanço tecnológico muito grande e rápido.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More