About

www.flickr.com

This is default featured post 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured post 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Décima Quarta Atividade: Discussão e reflexão sobre a palestra de Guilherme da Rosa

1. Qual a relação da chamada Escola de Frankfurt com o estudo dos aspectos políticos da tecnologia?
A Escola de Frankfurt apresenta idéias contrárias a massificação da cultura. Ela critica a indústria cultural, afirmando que toda obra possui uma aura, sendo essa perdida ao se difundir informações para um grande público. No entanto, Walter Benjamim, um dos integrantes da Escola, tinha uma idéia contrária a isso. Ele acreditava que não haveria uma perda de aura, e sim uma democratização de informações, fazendo com que todos pudessem ter acesso a cultura. No que se refere a tecnologia, pode-se dizer que esta foi feita para que se pudesse ter esse acesso em grande escala a informações, fazendo com que esse debate de "certo e errado" fosse discutido por muitos.

2. Como o TEMPO e ESPAÇO podem ser pensados como categorias para o estudo da tecnologia?
A Internet, juntamente com o avanço e estudo da tecnologia, faz com que haja uma mudança na relação de tempo e espaço. Em seu início, a tecnologia apareceu com o princípio de redução de tempo, fazendo com que o trabalho a ser realizado seja facilitado, economizando tempo do usuário. No entanto, esse princípio se modificou, visto que a tecnologia facilita sim o trabalho, no entanto, o tempo que se passa, por exemplo, na frente do computador, é muito grande. Na Internet as coisas se dão de uma maneira muito dinâmica e em tempo quase real, tendo uma demanda e uma quantidade muito grande de informações disponivéis, fazendo com o que o usuário acabe "perdendo" um grande tempo pesquisando e lendo essas notícias.
Já a relação de espaço, a tecnologia é capaz de reduzir distâncias e facilitar a comunicação, através de seu espaço virtual, descaracterizando o espaço físico. Atualmente, já é comum que se façam reuniões profissionais, por exemplo, através da Internet, fazendo com o que o espaço físico seja reduzido, existindo um ambiente somente virtual.

3. Como pós-modernidade e o pensamento da TECNOLOGIA estão relacionados?
A pós-modernidade vem para quebrar aquilo que se acreditava que a tecnologia iria fazer, os dois se relacionam pela oposição que um faz ao outro. Acreditava-se que as respostas para tudo estariam na tecnologia, como isso não ocorreu, um descontentamento geral surgiu, dando inicio ao conceito de pós-modernidade, as respostas passam a ser procuradas em outro nível.

4.Como pensar a INCLUSO DIGITAL na realidade latino-americana?
Por a América Latina ter pessoas em condições de extrema pobreza, fica difícil trabalhar a inclusão digital para todos, pois a grande maioria da população ainda não supriu as necessidades básicas de sobrevivência e, por mais que se tente incluí-las do mundo digital, isso não condiz com a realidade em que elas vivem.

5. Como TECNOLOGIA e IDENTIDADE estão relacionadas?
O desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente a internet, permite que novas identidades sejam criadas, sejam novos grupos que surgem (blogueiros, aqueles que se reunem para jogar virtualmente, os que estão sempre no msn etc) ou até mesmo pessoas que criam novas identidades para si, com uma personalidade diferente para cada meio em que estão inseridas. Dessa forma, a identidade funciona ligada ao sentimento de pertença, as novas identidades surgem para se adequar ao meio e, a tecnologia proporcionando novos meios acaba funcionando como impulso para essa nova maneira de lidar com identidade.

sábado, 27 de outubro de 2007

Décima Terceira Atividade: Economia e Ciberespaço

1. Fazer uma busca por uma tele-entrega de pizza em Pelotas.
Palavra-chave: tele-entrega pizza pelotas

www.google.com
Resultado: 124
www.yahoo.com
Resultado: 506
www.altavista.com
Resultado: 523
www.askjeeves.com
Resultado: 3

2. Analisar:
a. Qual sistema deu maior número de resultados?
O sistema com maior resultado foi o do altavista.com

b. Qual sistema apresentou mais resultados relevantes?
Mesmo o Yahoo tendo apresentado mais resultados, os disponíveis pelo google foram mais eficientes e diretos, divulgando informações de telefones de Pelotas, enquanto que os outros apresentaram somente alguns sites relacionados a pizzarias com tele-entrega, e não especificamente com informações necessárias para se fazer um pedido de pizza por tele-entrega - objetivo pesquisado.

c. Como apareceram os LINKS PATROCINADOS? Foram eficientes?
Os links dos sites Yahoo, Altavista e Askjeeves não foram eficientes, aparecendo somente informações não relacionadas diretamente à pesquisa na parte superior e antecessora do restante dos links.
Já o Google apresenteu esses links de uma maneira um pouco mais eficiente, direcionando o usuário a um site específico de busca telefonica, a Listaonline.com.br. Fazendo com que, comparado aos outros sites, sua pesquisa fosse mais eficiente.
Outra diferença encontrada no google, é que este apresenta o link patrocinado separado dos demais. Sendo esse na parte direita da página, e não misturado com os outros links, como nos outros sites.

d.
Qual sistemas apresentou mais erros nos resultados?
O site que apresentou maior número de erros, foi o Ask, visto que dentre seu resultado nenhum pôde ser aproveitado.

e.
A partir de sua experiência, como os sistemas de busca influenciam a economia digital?
Os sistemas de busca tem grande influência na economia digital, pois a internet, atualmente, tem grande força econômica, devido a sua vasta abrangência, fazendo com que a divulgação de material publicitário, como inauguração de novos lugares, divulgação de promoções e de ambientes diferenciados, passem de uma divulgação física, como panfletos, propagandas, para também a internet, aumentando, por conseqüência, a economia nesse meio.

Décima Segunda Atividade: Política e Ciberespaço

1. O que é uma GOOGLE BOMBING? Pesquise.
Google Bombing é a ação de se inserir links em vários sites diferentes com o mesmo texto âncora e a mesma página linkada até que o resultado da busca deste texto âncora retorne como a primeira opção na busca.
Quando se faz uma pesquisa do google, este texto não está na página linkada, mas está no link para ela. Se várias páginas fazem a mesma coisa, então a relevância da página é maior ela aparece nos primeiros resultados. Quando alcanca o primeiro resultado, vira Google Bomb.
Um exemplo que ficou marcado pelo Google Bombing é o caso de presidente Bush, que ao se digitar a palavra "failure" o emcaminhamente se dava para a página do presidente.

2. Como a GOOGLE BOMBING pode relacionar-se com a economia de links? Explique.
O Google Bombing, em um resumo, ele agrega valor a determinado link. Essa agregação de valor gera para a economia de links uma grande vantagem, pois favorece e desenvolve determinados assuntos, pois quanto mais acessado for o site, maior divulgação terá um assunto.

3. Procure exemplos de novo TRABALHO na economia digital e relacione a SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO.
Um exemplo de novo trabalho na economia digital são os programadores e web designers. Através da construção de páginas, layouts, blogs e afins é que sua renda é garantida. Sendo esse trabalho somente possível através da tecnologia.

Décima Primeira Atividade: Apropriação, desvio e despesa improdutiva

1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.
Apropriação:
[ comunicação síncrona via scraps do orkut ]
Esse tipo de comunicação mais direta e imediata não era a proposta inicial do orkut, visto que o fato de se mandar mensagens e recados para outra pessoa era, teoricamente, para ser algo mais assíncrono, como por exemplo, o e-mail. No entanto as pessoas passaram a usar os recados do orkut quase como uma sala de bate-papo, fazendo uma conversa em tempo real, via recados não imediatos.

Desvio:
[ download free de mp3 ]
Mesmo sendo algo comum atualmente na internet, o download grátis de músicas é algo considerado ilegal, visto que corrompe os direitos autorais do artista, não tendo ele a remuneração e o retorno financeiro proposto com a venda de cds ou uma divulgação paga de suas músicas pela internet.

Despesa Improdutiva:
[ www.perolasdoorkut.blogspot.com ]
Esse site apresenta algumas fotos e comentários engraçados divulgados no orkut. No entanto seu conteúdo é somente de diversão e entretenimento, visando somente a descontração.

2. Observar este site:
http://www.facom.ufba.br/CIBERPESQUISA/CYBERPUNK/
Analisar as entrevistas com hackers e as matérias. A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados. Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cibercultura.
Os hackers e crakers utilizam a tecnologia nos três níveis apresentados no exercício anterior - Apropriação, Desvio e Despessa Improdutiva.
Percebe-se que ambos utilizam a apropriação para a difusão de suas idéias. O desvio se dá de uma maneira mais notória, com a violação de um site. A despessa improdutiva se dá com a mostragem, uma competição e divertimento dos hackers e crackers na violação desses sites, sendo pra eles uma espécie de diversão.
O movimento ciberpunk influencia a política na cibercultura, pois ele promove uma pressão e uma insegurança perante os sites, tendo que os seus donos, sentindo-se ameaçados com a entrada de um hacker ou cracker em seu conteúdo, estar sempre atualizados e cada vez mais seguros, gerando uma pressão e um avanço tecnológico muito grande e rápido.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Décima Atividade: Remidiação, Hipermidiação e Convergência de Midias

a. Qual a diferença entre hipermidiação e imediação? Dê exemplos.
Esses dois termos são um o oposto do outro. A imediação é o apagamento do meio. Fazer com que o receptor não saiba se aquilo que está acontecendo é real ou não. Um exemplo são as novelas. Elas apresentam histórias que envolvem o telespectador de uma maneira tal que muitas vezes ele acabam se inserindo no contexto, não distinguindo a vida real da virtual. Já a hipermediação é o oposto, é o ressalto do meio, no qual o receptor sabe o que está acontecendo. Um exemplo são os filmes. O telespectador vai ao cinema e sabe que o que está acontecendo é uma ficção, e após acenderem-se as luzes, sua vida não irá ser igual ao da tela, sendo o meio explícito.
b. Encontre dois exemplos de hipermídia na web. Explique-os.

[ hanson.net ]
O site da banda permite que, além da sua característica básica informativa, sobre a divulgação da banda, de shows e eventos, ele apresenta uma rádio, na qual é possível que se escute o novo CD.

[ www.cucirca.com ]
A partir desse site é possível que se veja os episódios da série de tv Lost online.
Nesse site é possível que se perceba a convergência da televisão com a internet, fazendo um hipermediação do conteúdo. Ao invés de o telespectador assistir a série na televisão, ele pode ver pela internet

c. O orkut é uma remediação? Explique.
O orkut é sim uma remediação. Aparentemente ele parece se apresentar como inovação, no entanto pode-se perceber que somente houve uma junção e convergência de diversas mídias. A publicação de fotos, formando um álbum virtual, já era possível através dos fotologs. O contato com antigos amigos e conhecidos e a possibilidade de conhecer novas pessoas também já era feita através de salas de bate-papo, como chats e até mesmo o mIRC. Isso faz com que o orkut seja uma remediação de diversas mídias.

d. A partir do que foi estudado, remidie algum produto midiático no blog.
O produto escolhido para remediação foi o show feito pela banda do Luis Fernando Verissimo, Jazz 6, na UCPel no dia 19 de novembro de 2006.
Foram escolhidos os meios visuais, como fotos e videos e informações sobre a banda para a realização da remediação.













Integrantes:
Jorge Gerhart - Contrabaixo
Adão Pinheiro - Piano
Gilbero Lima - Bateria
Luiz Fernando Rocha - Trompete
Luis Fernando Verissimo - Saxofone




Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More